Lista Tríplice para PGR: prazo de inscrições será aberto no dia 5

O prazo de inscrições ficará aberto entre os dias 5 e 15 de junho

Brasília (29/05/2015) - Na próxima semana, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) dará início ao processo de consulta à carreira para formação da Lista Tríplice para o cargo de Procurador-Geral da República. O prazo de inscrições será aberto no dia 5 de junho e se estenderá até as 18h do dia 15 de junho.

A consulta à categoria ocorrerá no dia 5 de agosto, das 10 às 18h30 (horário de Brasília), em todas as unidades do Ministério Público Federal. O Presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, remeterá a Lista Tríplice aos Presidentes da República, do STF, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de encaminhar ao Procurador-Geral da República e ao Conselho Superior do MPF.

Este ano, o prazo para campanhas será prolongado – 50 dias no total – no intuito de compensar o mês de julho, em que a larga maioria da carreira estará de férias, a despeito de não haver férias coletivas. Será o mais longo prazo para debates de todos as consultas já feitas.

O mandato do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se encerra no dia 17 de setembro.

A Lista Tríplice é tradicionalmente promovida pela ANPR desde 2001. De acordo com Robalinho, embora o presidente da República não seja obrigado a acatar a Lista, a Associação mantém esta prática democrática que representa a vontade da categoria. “A história demonstra que a Lista Tríplice não é somente uma conquista da carreira, mas sim da sociedade brasileira. Nesses últimos 14 anos, a classe elegeu nomes de altíssima qualidade profissional, com liderança entre seus pares e com total condições para o exercício do cargo”, afirma.

Durante os oito anos em que esteve à frente do país, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou a manifestação da classe, respeitando a Lista Tríplice como manifestação essencial para um MPF ainda mais democrático. A tradição foi mantida pela atual presidente da República, Dilma Rousseff.

Serviço – Lista Tríplice para PGR

Inscrições: 05/06/2015 a 15/06/2015

Campanha: 16/06/2015 a 04/08/2015

Eleição: 05/08/2015