Lista Tríplice para PGR: 1º debate será no dia 29

ANPR promoverá dois debates para membros do MPF e um com as associações dos demais ramos.

Nesta quinta-feira, 18, foi definido o calendário de debates entre candidatos à formação de Lista Tríplice para Procurador-Geral da República. A ANPR promoverá dois debates: um no dia 29 de junho e outro no dia 3 de agosto. Ambos ocorrerão na Sala de Sessões do Conselho Superior do Ministério Público Federal, localizada na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília (DF), das 10h às 12h30. Nas duas datas, haverá transmissão pela internet por meio da TV MPF e a gravação ficará disponível para acesso posterior no site.

Agradecendo a disposição dos candidatos em concorrer ao cargo, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, conclamou os membros do MPF a encaminharem suas perguntas até segunda-feira, 22 de junho. “O intuito é facilitar a preparação dos candidatos e proporcionar um debate sadio de ideias”, acrescentou. Basta acessar a página www.anpr.org.br/debate2015 e preencher o formulário. Todas as perguntas serão encaminhadas aos candidatos.

Atendendo ao pedido das Associações dos demais ramos do Ministério Público da União por maior participação no processo de escolha do chefe da instituição, haverá um terceiro debate exclusivamente para membros do MPT, do MPM e do MPDFT. A data e o local serão definidos em breve de forma consensual entre os candidatos.

Eleição - Concorrem ao cargo os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, Mario Bonsaglia, Raquel Dodge e o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot. As campanhas para a Lista Tríplice vão até o dia 4 de agosto e a eleição será realizada no dia 5 de agosto, das 10h às 18h.

Podem votar membros do MPF, ativos e inativos, associados à ANPR. A escolha do candidato é plurinominal, facultativa e secreta, e pode ser feita em trânsito, mas o voto por procuração é proibido.