Comissão Julgadora seleciona finalistas do IV Prêmio República

Comissão Julgadora seleciona finalistas do IV Prêmio República

Os finalistas do IV Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal foram definidos hoje, 18, após quatro horas de reunião da Comissão Julgadora. Devido à qualidade dos trabalhos, o debate foi intenso até a escolha do primeiro colocado de cada categoria, das menções honrosas e do grande prêmio especial desta edição.

O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, agradeceu o empenho da Comissão ao se debruçar nas mais de 14 mil páginas de material, além de vídeos e fotos. “Selecionamos trabalhos excepcionais, que merecem aplausos não somente do Ministério Público, mas de toda a sociedade brasileira”, disse. Para ele, as iniciativas são dignas de reconhecimento e devem ser replicadas pelo país.

Membro da Comissão Julgadora desde a primeira edição, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin parabenizou a ANPR pela premiação e afirmou que é uma forma de dar visibilidade aos esforços desprendidos pelos procuradores da República. “Estou muito gratificado e entusiasmado com essas iniciativas”, afirmou ele, que analisou a categoria Meio Ambiente e Patrimônio Cultural.

Relator dos trabalhos de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional, o conselheiro do CNMP Antônio Duarte acredita que o Prêmio República vai além da valorização dos trabalhos do Ministério Público. “É uma forma de buscar caminhos e alternativas para uma população tão sofrida, como a que temos no Brasil hoje”, destacou ele.

Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação a ser realizada no dia 10 de maio, em Brasília (DF). Todos os finalistas receberão certificado de participação. Aqueles que não residem na capital federal terão as despesas de passagem e hospedagem custeadas pela ANPR, responsável pelo evento.

O IV Prêmio República recebeu 81 inscrições nas 11 categorias, sendo nove destinadas a iniciativas de membros do Ministério Público Federal, uma para jornalistas e outra para projetos de responsabilidade social. Os vencedores participarão de um jantar oferecido pela ANPR para comemorar a vitória e a parceria entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito.

Prêmios – Além da premiação, os ganhadores concorrerão a passagem aérea para qualquer capital do Brasil, duas diárias no Vila Galé Eco Resort do Cabo (PE), uma diária em apartamento de luxo no hotel Cullinan Hplus Premium, com direito a acompanhante, entre outros.

Comissão Julgadora – Compõem a Comissão o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; o diretor-geral da Fundação Pedro Jorge, Alexandre Camanho; o diretor de Assuntos Legislativos da ANPR, Ângelo Villela Goulart; a diretora Cultural da ANPR, Zani Cajueiro; o deputado Federal Alessandro Molon (Rede-RJ); a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti; a consultora de Acesso à Justiça da ONU Mulheres, Vânia Pasinato; e a gerente executiva da Associação B rasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marina Iemini Atoji.

Confira os finalistas de cada categoria:

Constitucional e Infraconstitucional

Criminal

Consumidor e Ordem Econômica

Meio Ambiente e Patrimônio Cultural

Combate à Corrupção

Comunidades Tradicionais e Minorias

Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional

Direitos do Cidadão

Eleitoral

Responsabilidade Social

Jornalismo Impresso

Jornalismo TV

Jornalismo WEB