Comissão Julgadora do Prêmio República recebe trabalhos concorrentes

A Comissão Julgadora do Prêmio República já recebeu projetos, iniciativas e matérias jornalísticas que concorrem nas 11 categorias do III Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. No próximo dia 28, o colegiado se reunirá para escolher os finalistas da premiação. Os vencedores serão revelados em cerimônia no dia 5 de maio.

Compõem a Comissão o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o diretor de Comunicação da ANPR, Alan Mansur; a subprocuradora-geral da República Denise Vinci Tulio, membro titular da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF; a fundadora da organização Escola de Gente, Cláudia Werneck; o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; e o vice-presidente Regional Centro-Oeste da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Wanderlei Pozzembom.

A terceira edição do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal foi lançada no dia 28 de outubro. O objetivo é integrar os três principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos: procuradores da República, jornalistas e sociedade civil.

A premiação conta com 11 categorias, sendo nove delas para ações de membros do MPF e duas para a sociedade civil:

I – Constitucional e Infraconstitucional

II – Criminal

III – Consumidor e Ordem Econômica

IV – Meio Ambiente e Patrimônio Cultural

V – Combate à Corrupção

VI – Comunidades Tradicionais

VII – Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional

VIII – Direitos do Cidadão

IX – Eleitoral

X – Responsabilidade Social

XI – Jornalismo

Saiba mais – O Prêmio foi criado em 2013 com o intuito de valorizar iniciativas de membros do MPF. Em 2014, passou a reconhecer iniciativas da sociedade civil.

Já foram premiados 14 trabalhos de membros do MPF e um da sociedade civil, na categoria Responsabilidade Social. Ela abrange projetos sociais importantes de proteção do meio ambiente, promoção da infância e da juventude, respeito e valorização dos idosos, educação, saúde, combate às drogas, entre outros.


Imprimir   Email