Assista à live da ANPR e Ajufe com ministro Barroso e Anastasia

A série de lives Democracia em Pauta, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), debateu a evolução e aperfeiçoamento dos Poderes desde a edição da Constituição de 1988, nesta sexta (29). O debate trouxe o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso e o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), com mediação do presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega, e do presidente da Ajufe, Fernando Mendes.

Entre outros temas, os dois convidados destacaram a importância da harmonia e da independência dos Poderes para o fortalecimento do regime democrático. Também trataram da importância da reforma política para o país, sugerindo algumas medidas nesse sentido.

Ambos se declararam, ainda, favoráveis à aprovação da lista tríplice para a escolha do procurador-geral da república pelo Congresso Nacional. "Acho que ela (a lista tríplice) é importante. Tem mais a ver com independência institucional", destacou Barroso. "Defenderia a formalização da lista tríplice, mandato sem renovação e vedação para nomeação em outros cargos", completou o ministro do STF, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já o senador Anastasia, que é servidor público de carreira, lembrou a importância da lista para o fortalecimento das instituições. "Já que existe em todo o MP, não vejo motivo para não haver também para o PGR. Temos todas as condições", lembrou. Ex-governador de Minas Gerais, ele ainda lembrou que utilizou o modelo para escolher também o advogado-geral de Minas Gerais, quando ocupava o Palácio da Liberdade.


Imprimir   Email