Vencedores do VIII Prêmio República serão anunciados na quinta-feira

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) anunciará na próxima quinta-feira, a partir das 18h, os nomes dos vencedores do VIII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. A cerimônia virtual será transmitida pela TV ANPR.

O Prêmio República tem o intuito de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito. A principal novidade desta edição foi o lançamento da categoria Práticas Inovadoras. Ela premiará iniciativas da sociedade civil que tenham contribuído para a melhoria do atendimento humanizado e imediato de vítimas de violência sexual, nos sistemas de saúde, assistência social e segurança pública, sob a perspectiva dos direitos previstos na Lei 12.845/2013 e da necessidade de integração das áreas envolvidas neste tipo de atendimento. O vencedor receberá prêmio de R$ 5 mil.

Ao todo, 142 trabalhos foram inscritos para a análise da comissão julgadora, com base em critérios como eficiência, alcance social, criatividade, potencial de multiplicação e complexidade. Integraram a comissão julgadora: o presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega; o diretor Cultural da ANPR, Pedro Antonio Machado; o diretor de Assuntos Corporativos, Carlos Cazarré; a diretora de Eventos, Nathália Mariel; o procurador da República João Paulo Lordelo Guimarães Tavares; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Sílvio Amorim; e o senador Antônio Anastasia (PSD-MG).

Nas categorias externas ao MPF, os julgadores foram o advogado Walter José Faiad de Moura; e médica do Hospital Pérola Byington Flavia Machado Cela Kurobe. Na categoria jornalismo, ficaram responsáveis por analisar os conteúdos inscritos os jornalistas Brunno Mello (CBN), Caio Junqueira (Rede CNN), Amanda Rossi (Abraji), Diego Iraheta (Huff Post), Felipe Recondo (Jota) e Sônia Blota (TV Band).

A edição deste ano teve o cronograma adiado devido à pandemia da covid-19. Em respeito às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ANPR cancelou a tradicional cerimônia presencial de premiação, optando por organizar o evento de forma virtual.

Confira a lista dos finalistas


Imprimir   Email