Webinário trata de tráfico de pessoas e trabalho escravo na pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) promoverá, em parceria com outras entidades, o webinário “Vulnerabilidade e pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo”. A abertura do evento será em 29 de setembro, às 10h. O encontro terá participação aberta e será transmitido pela página da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Facebook.

O objetivo do webinário é discutir como a pandemia do novo coronavírus pode agravar a vulnerabilidade de pessoas que se encontram em situação de trabalho escravo. Serão apresentados os resultados de pesquisa desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) a respeito do impacto da disseminação de covid-19 nas migrações internacionais.

O webinário será mediado pela procuradora regional Adriana Scordamaglia, coordenadora do Grupo de Apoio ao Combate à Escravidão Contemporânea e Tráfico de Pessoas do Ministério Público Federal; e pela procuradora do Trabalho Catarina Von Zuben. Ele contará com a participação de Sebastião Caixeta, conselheiro do CNMP e presidente do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho Escravo, e de Cláudio Panoeiro, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, na mesa de abertura. Maha Mamo, primeira apátrida a receber nacionalidade brasileira, e Oswaldo José Ponce Perez, imigrante venezuelano, darão depoimentos durante o evento.

Na ocasião, será lançado o Atlas das Migrações Venezuelanas, pesquisa coordenada pela PUC-MG em parceria com o Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), primeiro levantamento feito no Brasil tratando dos efeitos da pandemia sobre a vida dos imigrantes internacionais.

O webinário é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas e do Curso de Serviço Social da Universidade em parceria com Observatório da Migração de São Paulo, Fundo de População das Nações Unidas, Organização para as Migrações das Nações Unidas (OIM), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério da Justiça.

 

Serviço

Vulnerabilidade e Pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo

Data: 29 de setembro, às 10h

Transmissão: https://www.facebook.com/OIMBrasil/

agenda prr3


Imprimir   Email