ANPR define pré-calendário de formação da Lista Tríplice para PGR

ANPR define pré-calendário de formação da Lista Tríplice para PGR

As datas do processo de formação da próxima lista tríplice para procurador-geral da República foram pré-definidas, em conjunto, pela atual e pela futura diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

O calendário final e o formato da disputa serão definidos após reunião a ser realizada, nas próximas semanas, com os membros do MPF interessados em participar do processo. A eleição está prevista para ocorrer, a princípio, em 22 de junho.

O cronograma inicial da eleição para a lista tríplice à sucessão do atual procurador-geral da República deve iniciar com o recebimento de inscrições dos interessados em concorrer, no período de 17 a 28 de maio. O período para debates vai de 31 de maio a 18 de junho. Os três nomes escolhidos pela categoria serão entregues ao presidente da República na semana seguinte às eleições.

Assim como tem ocorrido nas últimas eleições, as datas foram definidas em conjunto pela atual diretoria da ANPR e pela diretoria eleita para comandar a entidade a partir de 6 de maio.

O presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega, entende que esse é um debate fundamental que interessa não apenas aos membros da instituição, mas a toda a sociedade.

"A formação da lista tríplice representa um avanço na direção da institucionalidade e da democracia. O processo garante transparência, participação e permite a realização de um debate público, jogando luzes portanto, sobre a escolha dessa que é uma das autoridades públicas mais importante do país, responsável, inclusive, pela investigação e por propor ação penal contra o próprio presidente da República.

"Essa escolha não pode ser feita apenas por afinidade, em conversas reservadas realizadas em gabinetes fechados de Brasília. A lista tríplice representa, portanto, a contribuição dos membros do MPF à sociedade na indicação de três líderes que podem conduzir a instituição de forma verdadeiramente autônoma e independente, conforme estabelecido pela Constituição Federal”, afirma Nóbrega.

Pré-calendário da eleição para lista tríplice
Inscrições - 17 a 28/05
Debates - 31/5 a 18/6
Eleição - 22/6
Entrega da lista ao presidente da República – 23/6 a 2/7


Imprimir   Email