Eleições CSMPF: conheça os candidatos e saiba como votar

Eleições CSMPF: conheça os candidatos e saiba como votar

O Colégio de Procuradores da República escolherá, nesta terça-feira (8), das 10h às 18h, dois nomes para compor o Conselho Superior do Ministério Público Federal  (CSMPF) no biênio 2021/2023. Cinco candidatos apresentaram-se para concorrer às vagas: os subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos, José Adonis Callou de Araújo Sá, José Elaeres Marques Teixeira, Maria Iraneide Facchini e Nívio de Freitas Silva Filho.

A votação será feita por processo on-line por meio de computadores ou dispositivos móveis funcionais (tablets, celulares e notebooks), com a utilização de certificados digitais pessoais. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF (Stic) encaminhará, até amanhã do dia 8, um e-mail com a senha de votação pessoal, intransferível e sigilosa, link do sistema e orientações de votação, a partir do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para o e-mail institucional de cada eleitor.

O acesso ao sistema da eleição será feito pelo link que constará no email enviado (https://portal.mpf.mp.br/helios). A STIC detalha que o acesso ao sistema depende, necessariamente, de certificado digital token (Serasa) ou expedido pelo MPF (AC-interna) Os manuais de votação no sistema e de emissão do certificado da AC-Interna estão disponíveis a todos os usuários no MPFDrive, pelo caminho “Compartilhado comigo/Eleições – Helios”. Essa informação também constará no email que será enviado com as orientações de votação aos eleitores. No dia da eleição, caso seja necessário reenvio do e-mail com a senha, o pedido deve ser encaminhado ao endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Solicitação de senha”.

Segunda etapa

Depois da votação desta terça, a segunda etapa da renovação parcial será a eleição restrita ao Colégio de Subprocuradores-Gerais da República. O período de inscrições vai de 9 a 11 de junho e a votação ocorrerá em 15 de junho, das 10h às 18h.

As inscrições para concorrer aos pleitos devem ser feitas mediante requerimento dirigido ao presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora, o subprocurador-geral da República Antônio Carlos Pessoa Lins, via sistema ÚNICO, para o endereço: PGR/CSMPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPF. Telefones para contato: (61) 3105-5221, 3105-5646 e 3105-5651.

Os eleitos tomarão posse em sessão do Conselho Superior em dia 9 de agosto de 2021, com início às 11h.


Imprimir   Email