Notícias

2023 é o ano do cinquentenário da ANPR

Se 2022 foi especial por atuações importantes da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para fortalecer a carreira e o Ministério Público Federal (MPF) foi singular por anteceder o ano em que a entidade completa 50 anos de existência e por dar o pontapé na programação de comemoração do cinquentenário.

O lançamento oficial das festividades foi no prédio da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF), em Brasília, no mês de novembro. Durante a cerimônia, procuradores e procuradoras de todo o país dispensaram os protocolos e, num ambiente descontraído, conversaram sobre as dificuldades e desafios das atividades, as mudanças importantes na instituição e o papel desempenhado pela ANPR nas últimas cinco décadas.

As participações dos convidados - o subprocurador-geral da República aposentado e ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles, e a subprocuradora-geral da República e ex-presidente da ANPR Ela Wiecko, acaloraram a conversa e rememoraram momentos emocionantes.

Foi nesse clima de comemoração que, em 2022, o presidente Ubiratan Cazetta anunciou a criação de um Memorial, que registrará detalhadamente a trajetória da ANPR. Junto a isso, ele conclamou os associados a contribuírem com a elaboração do material por meio da doação de fotos, vídeos, documentos e objetos que ajudem a contar a história da entidade.

Dando sequência ao início das celebrações, o cinquentenário foi tema do 38º ENPR – Encontro Nacional dos Procuradores da República, que ocorreu em novembro em Porto de Galinhas (PE). “ANPR 50 anos: fortalecer o MPF e o diálogo com a sociedade" resumiu os passos dados pela entidade até agora e o caminho a ser percorrido nos próximos anos.

Muitos eventos estão programados para 2023, que culminará com a celebação do cinquentenário em grande estilo no mês de setembro.

logo-anpr