Entre os dias 6 e 9 de outubro, o Rio de Janeiro sediará o XXI Congresso Nacional do Ministério Público e a 5º Conferência Regional da IAP para a América Latina. Os eventos acontecerão no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip.
O Congresso Nacional é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e realizado pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj). Ele ocorre a cada dois anos e visa a reunir milhares de membros do MP para debater assuntos relevantes para a sociedade e para o fortalecimento da instituição. O tema deste ano é “Os desafios e oportunidades do Ministério Público brasileiro na era digital”. A expectativa é que 3 mil pessoas participem, entre membros dos MPEs, do MPU, da área jurídica e de órgãos governamentais.
Já a Conferência Internacional reúne procuradores, promotores e acadêmicos da América Latina e de várias outras partes do mundo para partilhar conhecimentos e trocar experiências, sempre visando o aperfeiçoamento dos Ministérios Públicos e dos sistemas de Justiça. As quatro primeiras edições do evento aconteceram em Santiago (Chile), Isla Margarita (Venezuela), Buenos Aires (Argentina) e Fortaleza (Brasil).
A iniciativa de organizar os dois eventos em conjunto partiu da Amperj. Pagando uma única inscrição, o participante terá acesso aos programas científicos e às atividades sociais e culturais dos dois eventos. Todos os painéis, grupos de trabalho e workshops mais importantes contarão com tradução simultânea (Português – Espanhol – Inglês).
Para inscrever-se, basta acessar o site:http://www.congressomp2015.com.br/inscreva-se/. Na página estão os valores e as condições. O registro pode ser feito até o dia 23 de setembro.
A programação e demais informações sobre os dois eventos estão disponíveis na página: http://www.congressomp2015.com.br/.