Ocorreu nesta terça-feira (8) a abertura do II Seminário Internacional da Aud-TCU & ANPR em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e pela Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) segue até 11 de dezembro, de maneira online, com tradução simultânea e transmissão pelo Canal da ANPR e da ANTC, ambos no YouTube.
"Serão dias de muita discussão profícua, momentos interessantíssimos para que possamos reforçar esse elo que une as instituições públicas e entidades sociais em nosso país na defesa da probidade, da boa aplicação dos recursos públicos e do enfrentamento eficiente e com qualidade da corrupção. É uma honra termos diversas entidades respeitáveis apoiando esta iniciativa que celebra a semana do Dia Internacional de Combate à Corrupção, uma iniciativa não somente do Brasil, mas mundial. O Brasil não terá dias melhores se não enfrentar esse mal secular que dificulta bastante a prestação de serviços de qualidade", disse o presidente da ANPR, Fábio George da Cruz Nóbrega, na abertura do evento.
O Dia Internacional de Combate à Corrupção foi criado pelas Nações Unidas em referência à a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a chamada Convenção de Merida, promulgada em 31 de outubro 2003. Para Fábio George, "é sempre bom lembrar deste momento, celebrar os avanços ocorridos em relação ao tema no Brasil e no mundo e compartilharmos boas experiências, boas práticas para que possamos seguir unidos contra a corrupção". Para ele, a corrupção é algo tão grave, tão complexo que nenhuma instituição, nenhum órgão ou entidade consegue resolver sozinho. "Só um esforço comum, uma rede de parcerias pode fazer com que os avanços de fato possam ocorrer. Só o envolvimento da sociedade civil organizada para que ações de sucesso possam ocorrer".
Ainda nesta terça-feira, o presidente da ANPR moderou debate sobre estratégias das entidades de fiscalização superior para prevenção e combate à corrupção. Amanhã (9), às 11h, o procurador da República Marcelo Ribeiro de Oliveira falará sobre os padrões internacionais para responsabilização empresarial. Mais tarde, às 17h, a professora emérita de direito e ciência política do Henry R. Luce e professora de direito da Universidade de Yale Susan Rose-Ackerman fará conferência sobre corrupção. A subprocuradora-geral da República Mônica Nicida e o procurador regional da República José Roberto Pimenta Oliveira participarão do encontro. A programação segue na quinta e na sexta-feira.
Serviço:
II Seminário Internacional da Aud-TCU & ANPR
De 8 a 11 dezembro
Na TV ANPR no YouTube
Confira a programação completa