Notícias

ENPR inicia na quarta (20), 19h; atividades seguem durante a semana

O XXXVII Encontro Nacional dos Procuradores da República (37º ENPR) será inaugurado, na próxima quarta-feira (20), às 19h, com transmissão ao vivo pela TV ANPR. Com o tema "ENPR-Em defesa da democracia", o evento terá duração de quatro semanas e reunirá membros do Ministério Público Federal, juristas, jornalistas e outros representantes da sociedade civil. Além da abertura, a próxima semana também terá dois dias de encontros corporativos, abordando questões intitucionais e associativas mais urgentes, além de live com debate sobre o livro "Maria Altamira".

A abertura terá as presenças do presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, e do procurador-geral da República, Augusto Aras; e será mediada pela vice-presidente da ANPR, Ana Carolina Roman. Na sequência, os trabalhos do encontro serão abertos com duas palestras inaugurais com o tema “Democracia em crise e o Sistema de Justiça”. Elas serão ministradas pelo sociólogo e escritor Sérgio Abranches e pela jornalista Eliane Brum. A transmissão, ao vivo, será feita pelo canal da ANPR no YouTube.

Na quinta-feira (21), terão início os debates corporativos, restritos aos membros do MPF. Às 9h, a conversa será sobre condições de trabalho e valorização da carreira; às 15h, sobre organização do trabalho e mobilidade. No dia seguinte, a agenda traz encontro com a secretária-geral do MPF, Eliana Torelly, às 9h; e, às 10h30, deliberação sobre os encaminhamentos finais dos debates. As rodadas de conversas ocorrerão pelo Zoom e serão moderadas pela vice-presidente da ANPR, Ana Carolina Alves Roman; e pelos diretores de Assuntos Legislativos da ANPR, Lauro Cardoso, e de assuntos corporativos, Igor Spindola. 

Ainda na sexta-feira (22), teremos o primeiro painel do 37º ENPR: "Maria Altamita", a partir das 17h, com transmissão pela TV ANPR. A live abordará aspectos presentes no livro homônimo, que narra a trajetória de mãe e filha em diferentes locais do Brasil e suas experiências em meio a conflitos agrários, ambientais e de falta de moradia. A autora da obra, Maria José Silveira, e a procuradora da República Thais Santi Cardoso, participarão da conversa. A moderação será da diretora de Eventos da ANPR, Manoela Lopes Lamenha Lins Cavalcante.

Confira a programação na íntegra

logo-anpr