As enchentes e os alagamentos que atingiram milhares de pessoas no Rio Grande do Sul também afetaram nossos colegas de trabalho e colaboradores do Ministério Público Federal no RS (servidores, terceirizados, estagiários). São pessoas que precisarão recomeçar do zero porque perderam suas casas, seus móveis, seus instrumentos de trabalho. Mas não perderam a esperança.
A ANPR acredita que é também papel da entidade trabalhar pela promoção da dignidade e da reconstrução das vidas desse coletivo, tão próximo a nós.
Agradecemos imensamente a generosidade de todos quantos já colaboraram com a campanha de ajuda ao RS:
- até 16/05, foram arrecadados quase 113 mil reais, entre doações individuais (cerca de 86 mil) e doações da ONG Paramar (cerca de 27 mil), que realizou um leilão de arte beneficente em prol das vítimas ;
- até 16/05 foram destinados:
a) 10 mil reais à CNBB (regional sul);
b) 10 mil e 800 reais in natura (água mineral) à FAB para remessa ao RS;
c) 10 mil reais à ação voluntária de policiais federais do RS que organizam embarcações particulares para o resgate e transporte de vítimas dos alagamentos.
A campanha solidária da ANPR vai prosseguir com ações de auxílio material/financeiro aos servidores, terceirizados e estagiários atingidos (32 pessoas até o momento), identificados pela comissão formada por membros e servidores da PRRS, PRSC e da PRR4, que têm prestado apoio material e psicológico aos afetados, em caráter emergencial, e ainda realiza diagnósticos das necessidades mais urgentes. O trabalho de verificação das necessidades é difícil e minucioso porque a situação climática e ambiental ainda é muito instável.
As ações de reconstrução em prol da população do Rio Grande do Sul e, em especial, em benefício dos nossos colegas e colaboradores, precisam de nosso compromisso. Continue participando!