Notícias

AMB assume a coordenação da Frentas até março de 2022

AMB assume a coordenação da Frentas até março de 2022

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, assumiu nesta segunda-feira (15) a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), que reúne mais de 40 mil juízes, promotores e procuradores de todo o país. O mandato dura um ano.

Primeira mulher a presidir a AMB em mais de 70 anos de história, Renata Gil é juíza criminal no Rio de Janeiro e sucederá o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, que coordenava a Frentas desde março de 2020. As entidades que compõe a Frentas se revezam na coordenação.

"Nós somos os verdadeiros guardiões da sociedade e eu espero que na Frentas consigamos criar as melhores estratégias de comunicação e de atuação no Congresso Nacional. Também lutaremos por nossas prerrogativas, que são garantidas pela Constituição Federal, para, juntos, termos sucesso na nossa gestão", disse Renata Gil.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fábio George da Cruz Nóbrega, agradeceu o trabalho do ex-coordenador do grupo, Manoel Murrieta, e saudou a nova presidente, Renata Gil, destacando o caráter democrático e salutar da alternância no comando da frente. "Declaramos apoio a todas as ações deste colegiado que reúne esforços de todas as entidades em favor do ministério público e da magistratura brasileiras”, apontou Fábio George. 

A votação da proposta de Reforma Administrativa no Congresso Nacional, apresentada pelo governo federal no ano passado e cuja tramitação ainda não avançou, também está na pauta. "As prerrogativas da magistratura e dos integrantes do Ministério Público são garantias da cidadania, que permitem a defesa dos direitos de toda a população. Retrocessos não serão aceitos", enfatizou Renata Gil.

logo-anpr