O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), Ubiratan Cazetta, acompanhou, neste domingo (02), a apuração das eleições 2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também estiveram presentes os presidentes da OAB, Ajufe, AMB e Conamp.
No próximo dia 30 de outubro, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão retornar às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, no segundo turno das eleições, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL). Além disso, em 12 unidades da Federação a disputa para governador também será definida no segundo turno.
"O primeiro turno demonstrou a maturidade da sociedade brasileira, em eleições sem incidentes e confirmando a confiabilidade do sistema de votação. Agora, renova-se o momento para um debate mais profundo sobre práticas administrativas e políticas públicas, para uma escolha consciente do eleitor. Continuaremos acompanhando, sempre em busca do fortalecimento da democracia", destacou Cazetta.
As entidades apoiaram a vinda ao Brasil de representantes de missões de observadores internacionais para conhecer e acompanhar o processo eleitoral brasileiro.