A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) acompanhou, nesta quinta-feira (22), a sessão solene de posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente, Ubiratan Cazetta, representou a entidade. A solenidade ocorreu no Plenário da Corte, em Brasília/DF.
“A trajetória de Flávio Dino reúne experiência prévia na magistratura federal, na atuação associativa, na vivência parlamentar e no Executivo. Essa atuação nos Três Poderes traz a expectativa de decisões maduras, conscientes e que consigam equilibrar o papel da jurisdição constitucional."
Flávio Dino foi conduzido, ao Plenário, pelos ministros Gilmar Mendes e Cristiano Zanin. Em seguida, prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse.
Perfil
Flávio Dino de Castro e Costa é natural de São Luís (MA). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi juiz federal de 1994 à 2006, quando pediu exoneração e ingressou na política. Foi deputado federal e senador pelo Maranhão, estado que governou durante dois mandatos. Em 2022, assumiu o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Ele deixou o cargo de ministro após ter a indicação para a Suprema Corte aprovada pelo Congresso Nacional.