A Associação Nacional dos Procuradores da República, por seu presidente Ubiratan Cazetta, acompanhou nesta quinta-feira (10) a abertura da primeira reunião ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O grupo, que completa vinte anos em 2022, foi criado por por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) para definir estratégias de enfrentamento do crime organizado no país.
O GNCOC é formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO's), trabalha de maneira integrada com as polícias (civil, militar, federal e rodoviária federal), a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as receitas estadual e federal, a Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos. Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC pretende disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.
Participaram do evento o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além de diversas autoridades dos MPs estaduais e do Ministério Público Federal.