A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) assinou, na tarde desta segunda-feira (23), termo de adesão a dois programas de combate à desinformação instituídos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral e o Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral. A assinatura foi realizada em evento no TSE com a participação do presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, da vice-presidente, Ana Carolina Roman, e do presidente do tribunal, ministro Edson Fachin.
O objetivo do programa consiste em enfrentar a desinformação e aumentar o nível de confiança em relação às instituições eleitorais. Cabe à ANPR, como parceira, participar da execução das ações que compuserem os programas. No entendimento da associação, a medida é um passo importante para garantir o fortalecimento da democracia, ainda mais em um contexto de ataques às instituições eleitorais.
“A participação da ANPR nesse termo apenas reafirma dois valores fortes da nossa entidade: a defesa da democracia e de todo processo eleitoral e a lisura do trabalho dos procuradores regionais eleitorais. Quando nós defendemos a atuação da Justiça Eleitoral a gente também está reafirmando o papel do MP eleitoral que é desempenhado por tantos associados. A defesa da democracia e dos associados é ponto de partida da atuação da ANPR”, afirmou Cazetta.