Notícias

ANPR comparece à posse da nova presidência do STF

ANPR comparece à posse da nova presidência do STF

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), Ubiratan Cazetta, prestigiou, nesta segunda-feira (12), a posse da ministra Rosa Weber e do ministro Luís Roberto Barroso como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao felicitar a nova gestão, Ubiratan Cazetta comentou a respeito da trajetória e experiência dos ministros, em especial, junto à Justiça Eleitoral. Além disso, destacou a importância de a Suprema Corte brasileira ter mais uma mulher na presidência.

“A presença da ministra Rosa na presidência do Supremo alia o simbolismo de termos uma mulher ocupando o cargo, a sua experiência, a sua trajetória profissional, sempre muito reta, muito objetiva. A experiência que ela já demonstrou ao presidir o TSE nas últimas eleições. Tudo isso transmite uma tranquilidade de que o Supremo continua a ter uma atitude cuidadosa, mas, ao mesmo tempo, atenta para todos os desafios que nós temos neste momento do período eleitoral e, no próximo ano, com o início do novo governo”, enfatizou.

Rosa Weber é ser a terceira mulher a presidir o STF, cargo já ocupado pelas ministras Ellen Gracie (aposentada) e Cármen Lúcia.

 

Perfis dos ministros
Rosa Weber é natural de Porto Alegre (RS) e graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971. Cinco anos depois, ingressou na magistratura como juíza do Trabalho substituta. De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o Supremo Tribunal Federal (STF), sendo empossada em dezembro de 2011. Além disso, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020.

Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro. O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2013.

Assista à cerimônia:

logo-anpr