Notícias

ANPR conhece o projeto Esperança Garcia da AGU

ANPR conhece o projeto Esperança Garcia da AGU

O coordenador da Comissão ANPR Raça, Júlio de Castilhos, e a vice-presidente da ANPR, Luciana Loureiro, estiveram, nesta segunda-feira (29), na sede da Advocacia-Geral da União para conhecer o projeto Esperança Garcia, iniciativa conjunta entre AGU, Ministério da Igualdade Racial e Instituto de Referência Negra Peregum que oferece 130 vagas para pessoas negras em curso preparatório para carreiras da advocacia pública. Das 130 vagas disponibilizadas, 30 incluirão um programa de bolsas no valor de R$ 3 mil mensais por um período de três anos.

A ANPR quer conhecer os detalhes do funcionamento do programa para propor ao Procurador-Geral da República a institucionalização de programa semelhante no âmbito do Ministério Público Federal.

Participaram da reunião Claudia Trindade e Jessica Zimmer, da Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da AGU.

Esperança Garcia

O programa foi pensado a partir do diagnóstico de que o perfil étnico-racial de servidores da advocacia pública não é compatível com a demografia do país. Embora na população brasileira negros representem 56% das pessoas (conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE), no âmbito da AGU 44% dos membros são homens brancos, enquanto mulheres negras respondem por apenas 6% do quadro.

Para alterar essa realidade e promover a igualdade racial nos quadros da advocacia pública, o curso preparatório oferecerá, além de aulas no formato virtual, monitorias e tutorias para plantão de dúvidas, revisão, correção de exercícios e atualização de conteúdos. Além disso, os alunos saberão sobre editais de ingresso na advocacia públicos abertos e previstos ao longo do curso. E também serão aplicados simulados e acompanhamento do desempenho individual nessas atividades.

A preparação também incluirá palestras sobre saúde mental, diversidade, enfrentamento ao racismo e autocuidado, além de conteúdos sobre técnica de estudos, organização, memorização, simulados e outros temas. Todos os participantes receberão mentoria e apoio psicológico para auxílio emocional e também para as provas, concursos e organização de estudos.

logo-anpr