A Comissão ANPR Mulheres realizou, nesta segunda-feira (9), encontro virtual com procuradoras lotadas no Norte do país. O objetivo foi discutir a equidade de gênero no âmbito do Ministério Público Federal (MPF). A reunião foi conduzida pela vice-presidente da entidade e coordenadora da Comissão, Luciana Loureiro.
Na oportunidade, ela expôs as medidas adotadas pela ANPR Mulheres, desde a última gestão, junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) para combater qualquer tipo de tratamento diferenciado em função de gênero e garantir maior representatividade feminina, principalmente, em cargos decisórios.
As participantes relataram problemas e expuseram as demandas que consideram prioritárias. Questões ligadas à licença-maternidade, teletrabalho, critérios de promoção, vagas nos concursos para procurador da República e nas bancas dos certames foram tratadas.
“Foi uma reunião bem proveitosa. Nós temos que tornar nossa carreira mais atrativa para as mulheres”, agradeceu a coordenadora da Comissão, ao finalizar o encontro e destacar a importância dos relatos que deixam a ANPR ciente de situações pontuais enfrentadas pelas procuradoras.
Os encontros ocorrerão até novembro e serão virtuais pela plataforma Zoom. O próximo será no dia 23 de outubro com membros da região Centro-oeste.