Notícias

ANPR debate o ciclo completo de polícia em Campo Grande

Nesta sexta-feira, 6, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou do seminário “Ciclo Completo de Polícia, por uma polícia moderna e eficiente”, em Campo Grande (MS). O evento discutiu o modelo de segurança pública brasileiro e foi promovido pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS).

Entre os dados apresentados, chamou a atenção o fato de o Brasil integrar a restrita lista de três países onde o policial que atende a ocorrência não é aquele que resolve o conflito e leva ao conhecimento das autoridades competentes. Além do Brasil, isso só ocorre em Cabo Verde e Guiné Bissau.

Em seu discurso, Robalinho reiterou a posição favorável da ANPR à implementação do ciclo completo. “Este é o primeiro passo para modernizar a arquitetura da segurança pública no Brasil”, disse. Ele espera que o Congresso Nacional avance na tramitação das propostas sobre o tema após a série de debates acerca do modelo. “É preciso alterar o estado anacrônico da segurança pública brasileira e contamos com o nosso parlamento para fazer essa mudança”, argumentou.

O presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS), Coronel Alírio Villasanti Romero, ressaltou que o assunto está sendo apresentado em todo o país em diversos seminários. “É um tema de interesse público, já que o ciclo completo representa mais rapidez nos atendimentos à população e melhoria na prestação de serviço à sociedade por parte dos organismos policiais”, assegurou.

Também participaram do seminário os Oficiais das Polícias Militares dos estados de Santa Catarina, Major Carlsbad Von Knoblauch; e do Rio Grande do Sul, Major Marcelo Pinto Specht; e o representante da Associação Nacional das Entidades representativas militares do Brasil, Sargento Leonel Lucas. Sindicatos, associações e os outros órgãos de Segurança Pública também estiveram presentes.

logo-anpr