Notícias

Entidades promovem seminário internacional de combate à corrupção

ANPR e entidades promovem seminário internacional de combate à corrupção

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) promoverão, de 8 a 11 de dezembro, o II Seminário Internacional da Aud-TCU & ANPR em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9. O evento será on-line, com tradução simultânea, com transmissão pelo Canal da ANPR e da ANTC, ambos no YouTube.

A abertura está marcada para as 11h do dia 8 e terá como tema Transparência e combate: a importância da transparência e combate à corrupção para promoção dos direitos humanos durante a pandemia da Covid-19. Os painelistas convidados são a diretora do Programa de Estado de Direito para a América Latina da Fundação Konrad Adenauer, Marie-Christine Fuchs; o ministro do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler; o procurador da República Edilson Vitorelli; e o procurador de Contas junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira. A moderadora será a presidente do AUD-TCU, Lucieni Pereira.

Entre os paineis previstos, o presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega, moderará debate sobre estratégias das entidades de fiscalização superior para prevenção e combate à corrupção, ainda no dia 8, às 17h. O encontro terá ainda a presença da diretora na Controladoría General de Colombia María Fernanda Rangel Esparza, do auditor do TCU, Rafael Martins Gomes e do auditor do TCE-PE, Francisco José Gominho Rosa.

Membros do MPF ainda participarão de diversos paineis ao longo do evento. No dia 9, às 11h, o procurador da República Marcelo Ribeiro de Oliveira falará sobre os padrões internacionais para responsabilização empresarial. Mais tarde, às 17h, a subprocuradora-geral da República Mônica Nicida e o procurador regional da República José Roberto Pimenta Oliveira participarão de conferência com Susan Rose-Ackerman, professora emérita de direito e ciência política do Henry R. Luce e professora de direito da Universidade de Yale

Na quinta (10), às 10h, o painel Lei de Improbidade Administrativa como instrumento de combate à corrupção terá moderação do procurador regional da República Vladimir Aras e participação da subprocuradora-geral da República Samantha Chantal Dobrowolski. Mais tarde, às 16h, será vez da procuradora Sílvia Lopes em debate sobre a padronização das contas e sistemas como pressuposto para a transparência e a integridade na administração pública.

A participação efetiva dos inscritos no Seminário Internacional possibilitará a contabilização de 50horas a título de atividades complementares para fins acadêmicos.

 

Serviço: II Seminário Internacional da Aud-TCU & ANPR

Quando: 8 a 11 dezembro

Onde: TV ANPR no YouTube

Faça sua inscrição

Confira a programação completa

logo-anpr