“Com cinquenta anos de fundação, a ANPR cresceu muito, assim como o Ministério Público Federal, que tem diante de si o desafio fiel de manter a história. Nenhuma instituição terá futuro se não tiver a capacidade de olhar sua história, como sucessão de fatos, de construções e batalhas, de pessoas que nos trouxeram até aqui. É obrigação da ANPR fazer esta homenagem e prestar reconhecimento que não se esgotam neste momento”, afirmou o presidente Ubiratan Cazetta como forma de agraciamento aos homenageados.
Os aprovados no 6º e 7º concurso para procurador da República foram nomeados e empossados nos anos de 1983 e 1984, respectivamente. Depois de quatro décadas, receberam da associação medalhas e placas comemorativas pelos serviços prestados à instituição. Entre eles, estavam os ministros Joaquim Barbosa – aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e Gilmar Mendes (STF).
A subprocuradora-geral da República aposentada, Helenita Acioli, em nome da 6ª turma, agradeceu a iniciativa da ANPR.
“Sinto-me lisonjeada em representar a turma de 1983 da qual tenho orgulho de fazer parte. A trajetória é marcada por esforços coletivos que ajudaram a moldar o Ministério Público Federal. Estamos reunidos para honrar pessoas que dedicaram suas vidas ao fortalecimento desta instituição e em defesa intransigente da ordem jurídica e dos valores democráticos”.
Em nome da 7ª turma, discursou o subprocurador-geral da República aposentado Antônio Carlos Fonseca, que se emocionou ao se lembrar de colegas do início da carreira e ser reconhecido pela dedicação ao MPF.
“É uma honra enorme congratular com todos vocês. Eu agradeço à ANPR pela iniciativa. É a mensagem que eu deixo para colegas que continuam levando esta instituição mais longe: cada um de nós tem o seu valor, mas o valor da instituição é muito maior”.
Compuseram também a mesa de abertura: o diretor de Aposentados da ANPR, Delson Lyra; e a diretora-geral da Escola Superior, Raquel Branquinho.
Durante a cerimônia, prestigiada pela diretoria da ANPR e membros do MPF de várias localidades, houve a exibição de um vídeo produzido pela associação dedicado aos homenageados.