Notícias

ANPR homenageia ministro Sepúlveda Pertence

ANPR homenageia ministro Sepúlveda Pertence

Na última quarta-feira (20), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) prestou homenagem ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-procurador-geral da República Sepúlveda Pertence, que morreu em julho deste ano e, em novembro, completaria 86 anos de idade. O evento foi na sede da associação, em Brasília (DF). 

Os convidados assistiram a um vídeo produzido pela ANPR e que reúne relatos emocionantes de alguns dos que fizeram parte da trajetória do ministro.

“Nós passamos os últimos dias colhendo depoimentos, inclusive, de alguns dos que estão aqui. Eu recomendo que todos assistam. O material está disponível no site da ANPR. Nele, estão histórias de Sepúlveda Pertence”, afirmou o presidente Ubiratan Cazetta.

Um pen drive com o vídeo foi entregue simbolicamente ao subprocurador-geral da República aposentado Claudio Fonteles, idealizador da homenagem e que representou os familiares do ministro Sepúlveda. Em breves palavras, ele se recordou do ex-chefe do Ministério Público da União, do colega de instituição, a quem se referiu como irmão.  

“Um irmão mais velho. Eu estou até emocionado agora. Tentei seguir na vida os conselhos de Geraldo Fonteles [pai] e, depois, vem meu irmão mais velho, Sepúlveda Pertence. Onde ele está agora, no céu, certamente, vendo este momento bonito, está sorrindo para todos nós e dizendo continuem, continuem”, disse emocionado.

Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que prestigiou o evento, falar de Sepúlveda Pertence é relembrar o início da própria história no Ministério Público Federal.

“Quando eu entrei aqui ele era procurador-geral e me levou para trabalhar junto com ele. E, se eu já era fascinado pela personalidade, pelo conhecimento, aquele contato com ele constante foi absolutamente fabuloso. Ele tinha esse ideal, mas, ao mesmo tempo, tinha muita noção de onde ele estava pisando, ele tinha senso de oportunidade”, rememorou. 

Entre os presentes estavam ex-presidentes da ANPR, ex-procuradores-gerais da República e demais membros do MPF que, ao final, brindaram: “Viva o Pertence! Viva!”

Assista ao vídeo: 

 

logo-anpr