No último sábado, 2, o delegado da ANPR em Santa Catarina, procurador da República Anderson Lodetti Cunha de Oliveira, fez uma visita especial. Coube a ele prestar homenagem ao subprocurador-geral da República aposentado Volney Colaço de Oliveira, a quem entregou a placa de gratidão pelas décadas de trabalho como membro do Ministério Público Federal.
Aos 93 anos de idade, Volney ficou feliz de ser reconhecido e demonstrou-se orgulhoso em acompanhar a atuação do MPF no caso Lava Jato, elogiando a competência da instituição nas investigações. “Lembrei que todo esse trabalho só foi possível porque lá atrás, em 1988, os colegas lutaram para que o MP tivesse as atribuições e a configuração atual”, afirmou Lodetti, acrescentando que a homenagem foi um momento emocionante.
Volney ingressou no MPF em fevereiro de 1963, em Florianópolis (SC), e gostava de atuar na área penal. Além da capital catarinense, foi lotado no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF). Após pouco mais de duas décadas na instituição, aposentou-se em novembro de 1990.
Na bagagem, Volney leva a publicação de três livros, sendo um deles – “Assim Os (e Nos) Defendemos” − feito em conjunto com o pai, João Colaço de Oliveira. São de sua autoria também “Opiniões e decisões na justiça eleitoral” e “Ação do Ministério Público no processo eleitoral”.
Placa - Iniciativa do Diretor para Aposentados, Celso Roberto da Cunha Lima, a placa da gratidão é uma forma singela de a ANPR agradecer pelos serviços prestados ao Ministério Público Federal. Inicialmente, a honraria está sendo entregue aos associados com mais de 90 anos.