A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Fundação Pedro Jorge (FPJ) irão inaugurar nesta quarta-feira (9), às 18h, a exposição “Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem”, no Museu do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF). A abertura contará com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do STF e de outras autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de membros do Ministério Público Federal. O evento será aberto ao público.
A exposição busca trazer uma reflexão após os episódios de 8 de janeiro. Na ocasião, além da depredação do Palácio do Planato, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, houve saque e destruição de obras valiosas. Considerando que os atos criminosos ocasionaram prejuízos ao patrimônio histórico e artístico, a ANPR decidiu fazer uso da arte para conclamar a sociedade à refletir sobre os atos.
“A arte também nos traz a possibilidade de ressignificar fatos, de alertar, pelo sentimento, para os riscos de determinadas condutas. A exposição busca exatamente este despertar da sensibilidade e da importância da democracia, usando como mote os atos violentos que negam a própria noção de sociedade”, afirma o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.
A exposição conta com a curadoria da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e da procuradora da República Fabiana Schneider.
“A ideia é tratar de democracia de forma inclusiva, trazer as minorias para falarem, numa linguagem artística, qual é a perspectiva que têm sobre democracia. Então, alguns dos artistas convidados já tinham trabalhos nesse sentido e, por isso, foram chamados. Outros, com diálogo grande nesta temática, desenvolveram propostas novas.Trazer essa reflexão para dentro do Supremo Tribunal Federal possibilita expandir as vozes que possam falar sobre democracia”, destaca a procuradora da República Fabiana Schneider.
A exposição é aberta ao público. As visitações podem ser feitas às segundas e sextas, das 14h às 18h. Em outros dias e horários, apenas mediante agendamento. Para agendar, clique aqui.
Serviço
Abertura da Exposição: “Toda vez que e fura uma obra, muitas outras surgem”
Dia: 09/08
Hora: 18h
Local: Museu STF – Supremo Tribunal Federal
Exposição: “Toda vez que e fura uma obra, muitas outras surgem”
Dia: de 09/08 a 29/09
Horário de visitação: Segundas e sextas, das 14h às 18h. Em outros dias e horários, apenas mediante agendamento. Para agendar, clique aqui.
Local: Museu STF – Supremo Tribunal Federal