Notícias

ANPR lamenta morte de promotor na Turquia

A Associação Nacional dos Procuradores da República lamenta a morte do promotor turco Mehmet Selim Kiraz, no dia 31 de março, após ser atingindo por tiros e feito refém no interior do Palácio da Justiça de Caglayan, na zona europeia de Istambul. O crime foi cometido pelo grupo marxista clandestino Frente Partidária Revolucionária de Libertação do Povo (DHKP-C, na sigla em turco), conhecido pelo seu envolvimento em diversos ataques e atentados na Turquia, nos últimos anos.

Kiraz estava sob ameaça de execução, pois o grupo queria ele que identificasse os agentes da polícia envolvidos na morte do jovem Berkin Elvan, durante as manifestações antigovernamentais na Turquia, em 2013. O promotor era o responsável pelas investigações do polêmico caso. Os dois responsáveis pelo rapto de Kiraz foram mortos pela polícia, durante troca de tiros que também levou à morte o promotor.

Este é o terceiro membro do Ministério Público morto em 2015 em função do exercício de suas atribuições. Na Argentina, o promotor federal Alberto Nisman foi encontrado morto em seu apartamento, em janeiro. No mês passado, o procurador-chefe da Unidade de Vida da Procuradoria Geral da República em Usulután, El Salvador, Andrés Ernesto Oliva, foi assassinado.

A ANPR se solidariza com os membros do Ministério Público da Turquia e apresenta suas condolências.

logo-anpr