A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lançou, nessa terça-feira (20), o 3º Congresso Técnico dos Procuradores da República, marcado para novembro. O evento foi na cobertura do edifício sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF).
“Na medida do possível, inscrevam-se. Nós temos seis grandes temas. A ideia é que haja uma grande discussão. O Congresso Técnico é, antes de tudo, um momento de conversa, de discutirmos o futuro da instituição. Esse futuro vai ser discutido entre nós, num diálogo muito claro com todos os colegas e a Administração. Tenho certeza de que todos temos apenas um interesse: o engrandecimento do Ministério Público Federal. A ANPR quer colaborar com isso”, afirmou o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, durante a solenidade, que contou com autoridades como o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand; a secretária-geral do Ministério Público da União, Eliana Torelly; o secretário-geral adjunto do MPU, Paulo Santiago e o procurador federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Nicolao Dino. Procuradores-chefes e membros de todo o país prestigiaram o evento.
Durante o evento, os participantes também puderam conhecer os relatores de cada um dos eixos temáticos que serão abordados durante o Congresso:
1) Remuneração e prerrogativas
Relator: Guilherme Rocha
Sub-relatores: Oswaldo José Barbosa Silva e Delson Lyra da Fonseca
2) Mobilidade horizontal e vertical na carreira
Relator: Gilberto Naves
Sub-relatores: Igor da Silva Spíndola e Bruno Nominato de Oliveira
3) CNMP e prerrogativas
Relatora: Adriana Zawada
Sub-relator: Peterson de Paula Pereira
4) Política de comunicação institucional e política de comunicação da ANPR
Relator: Julio José Araujo Junior
Sub-relatora: Nara Soares Dantas Kruschewsky
5) Uso da inteligência artificial e outros recursos tecnológicos na atividade ministerial
Relator: Rodolfo Lopes
Sub-relatora: Lívia Nascimento Tinoco
6) Políticas institucionais de equidade de gênero, étnico-racial e de diversidade
Relatores: Caroline Maciel e Júlio de Castilhos
Sub-relatora: Renata Muniz Evangelista Jurema
Canal no whatsapp
Nesta quarta-feira (21), a ANPR colocará no ar uma comunidade no whatsapp para o debate dos temas. Dentro da comunidade, haverá 6 grupos: um para cada eixo temático. Todos os associados, mesmo aqueles que não poderão comparecer ao Congresso, estão convidados a participar das discussões. Não há limite para o ingresso nos grupos. O associado pode participar de todos, se assim desejar.
Após os debates nos grupos temáticos, os relatores irão organizar um caderno com as propostas levantadas para balizar os debates presenciais e as votações nas reuniões plenárias. As propostas aprovadas serão encaminhadas a uma comissão de redação que lhes dará o formato necessário ao seu encaminhamento, pela ANPR, às instâncias decisórias cabíveis.
Inscreva-se até 30/8
O 3º Congresso Técnico ocorrerá entre os dias 21 e 24 de novembro, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília (DF).
O prazo para inscrição vai até 30 de agosto. Em razão da instabilidade de oferta de voos, os associados oriundos do Rio Grande do Sul poderão se inscrever até o dia 15 de setembro.
A ANPR custeará 120 vagas com hospedagem (3 diárias) em acomodações Single Room, em hotel de categoria luxo. As passagens aéreas são de responsabilidade do associado. Transfers e alimentação serão fornecidos ou reembolsados pela ANPR.
Para se inscrever, basta encaminhar a ficha de inscrição para o email: