O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), Ubiratan Cazetta, compareceu, nesta quinta-feira (13), à posse dos ministros Lelio Bentes Corrêa e Aloysio Corrêa da Veiga, como, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia foi no edifício-sede do órgão em Brasília (DF).
O presidente da ANPR lembrou que o ministro Lelio integrou os quadros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e tem a sua trajetória marcada pela atuação em temáticas de direitos humanos. “Ver um humanista como Lelio Bentes Corrêa assumir o TST é a certeza de que grupos normalmente invisibilizados estarão no foco do TST”, destacou Cazetta.
O ministro Lelio Bentes Corrêa ficará à frente também do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Ele substitui o ministro Emmanoel Pereira, que, durante a solenidade, despediu-se da presidência do TST e da magistratura, visto que se aposentará no domingo (16).
Perfil Lelio Bentes Corrêa
Natural de Niterói (RJ). Integrou a Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (2006- 2020) e o Conselho Nacional de Justiça (2015 - 2017). Presidiu o Fórum Nacional da Infância e da Juventude e o Comitê Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas e ocupou o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2018-2020).
Perfil Aloysio Corrêa da Veiga
Natural de Petrópolis (RJ). Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (1974). Ingressou na magistratura em 1981. Tomou posse como ministro do TST em 2004. Compôs o Conselho Nacional de Justiça (2017-2019), foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2020/2022) e dirigiu a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).