Notícias

ANPR parabeniza MPF-SC pelo aniversário de 75 anos

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) parabenizou hoje (10) a unidade do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC) pelo seu aniversário de 75 anos. “É um momento de memória e congratulação, tendo em vista os grandes serviços prestados pela instituição ao país”, afirmou o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Nesta sexta, o MPF-SC realiza em sua atual sede um evento comemorativo em alusão à data. O evento terá o descerramento de placa comemorativa, com a participação do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. A secretária-geral do Ministério Público Federal, Eliana Péres Torelly de Carvalho, entregará uma placa de homenagem aos familiares do primeiro procurador da República a oficiar no estado, Abelardo da Silva Gomes. O diretor da ANPR, Julio Araujo, participará, de forma remota, do evento.

História

A data remete ao Decreto de 28 de junho de 1947, por meio do qual Abelardo da Silva Gomes foi nomeado procurador da República, padrão K. A primeira sede da unidade estava localizada na Praça Pereira Oliveira, no centro de Florianópolis.

Em 1977, a sede do MPF foi transferida para o Edifício Emedaux, também localizado na Praça Pereira Oliveira. Em 1986, sob a chefia da procuradora da República Ela Wiecko Volkmer de Castilho, a terceira sede da PR/SC foi instalada no Edifício Apolo, localizado na Rua Deodoro, também na região central.

Em 1991, houve transferência para a Rua Bulcão Viana, no Centro de Florianópolis, tendo como chefe o Procurador da República Durval Tadeu Guimarães. Em 2010, na gestão do procurador-chefe Carlos Augusto de Amorim Dutra, a PR/SC amplia sua sede e transfere os seus gabinetes e parte da sua área administrativa para a avenida Mauro Ramos. Em 2012, houve a transferência para a sede atual, na avenida Beira Mar, sob a chefia do procurador da República Marcelo da Mota.

logo-anpr