O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou ontem, 3 de fevereiro, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025, realizada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades dos Três Poderes e da Procuradoria-Geral da República.
Durante o evento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, destacou o papel da Corte na defesa da democracia e na resistência contra práticas autoritárias, enfatizando a importância da preservação da institucionalidade. “A democracia tem lugar para todos: liberais, progressistas e conservadores, só não tem lugar para quem não aceite jogar o jogo pelas regras da democracia", afirmou Barroso.
O presidente da ANPR se pronunciou sobre a importância do Ano Judiciário para a promoção da justiça. “A abertura do Ano Judiciário é mais do que uma cerimônia, é um símbolo”, afirmou. “Esse momento representa a oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e de destacar a importância da implementação de direitos e da defesa das prerrogativas essenciais para um Ministério Público apto a cumprir seu papel.”
Ubiratan Cazetta esteve acompanhado de diversas autoridades, entre elas Adriana Augusta, presidente da ANPT; Tarcísio Bonfim, da CONAMP; e Elísio Teixeira, da AMPDFT. Também participaram do evento representantes de outras associações como a AJUFE, ANAMATRA e ANADEP.