O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou, nesta quinta-feira (3), da posse de Cristiano Zanin no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.
O novo ministro entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.
A cerimônia durou cerca de 15 minutos e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, do procurador-geral da República, Augusto Aras, de ministros do governo federal, além de parlamentares e autoridades do Judiciário.
Zanin foi conduzido ao Plenário pelo ministro mais antigo e pelo mais recente, ministro Gilmar Mendes e ministro André Mendonça, respectivamente. Em seguida, prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse. A cadeira do ministro mais recente é sempre a primeira à direita do púlpito.
Perfil
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba e tem 47 anos. É formado em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins e tem três filhos.
Após a indicação pelo presidente da República, Zanin passou por sabatina e teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e confirmado pelo plenário, em 21 de junho. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 5 de julho.