Notícias

ANPR participa da posse de novos Procuradores da República

ANPR participa da posse de novos Procuradores da República

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou, nesta segunda-feira (31), da cerimônia de posse dos trinta e cinco aprovados no 30° Concurso para o cargo de Procuradora e Procurador da República. O evento foi na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília (DF).

Ao saudar os novos colegas, o presidente da associação alertou que, superado o processo de seleção, o momento, agora, é de preparo para enfrentar os desafios inerentes ao exercício das atribuições.

"O papel do Ministério Público é, por natureza constitucional, incômodo. E há de ser incômodo. Se não for aquela instituição apta a detectar as diversidades, os momentos em que as pessoas falham, o Ministério Público não estará cumprindo o seu papel. Não é esperado de quem assume o cargo de procurador da República que tenha sempre os aplausos da sociedade. É nossa função, na condição de agentes do Estado, provocar o Poder Judiciário, admoestar o Poder Executivo e a discussão social em tantos temas que são, muitas vezes, indigestos. É desta fricção, que a física nos ensina, que haverá um movimento. Nem sempre é na velocidade que queremos. Nem sempre é com a compreensão que desejaríamos. Então, por muitas vezes, haverá a incompreensão", advertiu Cazetta.

MPF em defesa da Amazônia

Mais de duas décadas dedicadas à Amazônia levaram o presidente da ANPR a ser um profundo conhecedor das particularidades e das demandas da região. Considerando que os empossados atuarão na área da Amazônia Legal, Ubiratan Cazetta fez questão de dividir um pouco da experiência.

"Cheguem de coração aberto à Amazônia. Ouvir o amazônida é a primeira obrigação de cada um nós. Não cheguem com o olhar do colonizador, que tanto mal nos faz, que tanto mal nos trouxe. Abram-se para o diverso, para o barulho que a Amazônia traz, um barulho de vida. No mesmo local onde a riqueza do ouro se instala, a disseminação da doença se alastra, deixando, na Amazônia, a pobreza e espalhando a riqueza em outros locais. Ouçam este clamar", conclamou.

Em nome da entidade representativa da carreira, a um passo se tornar cinquentenária, Ubiratan Cazetta desejou sucesso aos recém -chegados.

"Assim como a ANPR, que completa 50 anos, em 22 de setembro, os 1.178 membros abraçam cada um de vocês. Vocês se somam a 1.178 membros, que se respeitam mutuamente, que divergem, mas querem construir o MPF, a ANPR, ambientes de acolhimento ao diverso. Sejam todos muito bem- vindos", finalizou.

Durante a solenidade, houve, ainda, a posse de quinze novos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Participaram da cerimônia, o procurador-geral da República, Augusto Aras; a secretária-geral do Ministério Público da União (MPU), Eliana Torelly; além de demais autoridades do MPF e de outros ramos do Ministério Público; representantes do Poder Judiciário e de entidades ligadas às carreiras do sistema de Justiça.

Assista a cerimônia na íntegra:

 

logo-anpr