Autoridades do Ministério Público e do Judiciário Federal e do Executivo e do Legislativo de Minas Gerais participaram, nesta quinta-feira (6), de um ato em apoio à criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) foi representada pelo diretor jurídico, Patrick Salgado Martins, e pelo delegado Marcelo Lage.
Os procuradores da República Ângelo Giardini, Bruno Nominato e Bruno Nunes também compareceram à cerimônia. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a criação do TRF-6 desafogará o TRF-1, o mais congestionado dos tribunais regionais federais na atualidade. Cerca de 35% dos processos em tramitação na Corte são originários de Minas Gerais. Além da seção mineira, o TRF-1 ainda julga casos de outros 12 estados e do Distrito Federal.
De acordo com as autoridades presentes ao encontro, a criação do TRF-6 não gerará custo adicional, uma vez que a estrutura física e o quadro de funcionários da Justiça Federal serão aproveitados. O evento contou com a participação do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV); do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha; e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entre outros.