Nesta segunda-feira, 19, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ) sediar o seminário sobre segurança pública promovido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A ANPR participou do encontro e foi representada pelo procurador regional da República Alexandre Camanho (PRR1).
Ex-presidente da Associação, Camanho reafirmou o posicionamento favorável da ANPR ao ciclo completo de polícia. “Esse modelo de polícia fragmentada está em completo colapso irreversível. Os números falam por si só: os índices de resolução de crimes são inferiores a 10%”, analisou. Ele lembrou que em países como Chile e Portugal, onde o ciclo completo já foi implementado, as estatísticas apontam de 80 a 90% de crimes elucidados.
Saiba mais – Além do Rio de Janeiro, a ANPR participou de debates sobre o ciclo completo em Florianópolis (SC), onde foi representada pelo delegado da Associação, Daniel Ricken (PRM/Tubarão); em Belém (PA), com o diretor de Comunicação Social Alan Mansur (PR/PA); em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), onde esteve o presidente, José Robalinho Cavalcanti.
Mais dois debates estão marcados. Na sexta-feira, 23, Fortaleza (CE) sediará o encontro, porém não haverá representante da ANPR. Encerrando a programação, no dia 26, o seminário será promovido em Recife (PE), com a participação do presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti.