Notícias

ANPR participa de instalação da PRR6

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), representada pela vice-presidente, Ana Carolina Roman, participa, nesta terça-feira (28), da instalação da Procuradoria Regional da República da 6ª Região (PRR6), com sede em Belo Horizonte (MG). A PRR6 foi instalada no mesmo prédio da Procuradoria da República em Minas Gerais (PRMG), unidade de 1º grau do Ministério Pública Federal (MPF).

A nova procuradoria terá como procurador-chefe Patrick Salgado, que é ex-diretor da ANPR. Serão 18 procuradores regionais com atuação em todo o estado com atribuição nas áreas cível e criminal perante o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) e eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG). Cerca de mil processos oriundos do TRF6 já foram distribuídos. 

Patrick Salgado destacou a importância da nova unidade, frisando que Minas Gerais tem 853 municípios e respondia por significativa parcela dos casos julgados no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília. “Ganha a população em ter uma unidade regional mais próxima e voltada à nossa realidade, eis que, na antiga configuração, integrávamos a jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao lado de outros 12 estados brasileiros das regiões Norte e Nordeste e do Distrito Federal, tornando extremamente difícil uma prestação jurisdicional rápida e eficaz”. 

O acervo total da nova unidade do MPF deve ser consolidado ao longo dos próximos meses, a partir da movimentação natural dos processos que já estão vinculados ou que derem entrada no TRF6. Em 2022, o TRF1 enviou cerca 180 mil processos ao TRF6. O número representava aproximadamente 25% do acervo daquela Corte no momento da instalação do Tribunal Regional na capital mineira.

 

logo-anpr