Nesta terça-feira (5), o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou do lançamento da 21ª edição do Prêmio Innovare, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).
As inscrições vão até o dia 26 de abril. A ANPR é uma das instituições que integra o Conselho Superior do Instituto Innovare, que define as diretrizes anuais do prêmio.
O lançamento contou com a presença da ministra presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura; do recém-empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino; do presidente do Conselho Superior Innovare ministro Carlos Ayres Britto; do advogado-geral da União ministro Jorge Messias, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Beto Simonetti, entre outros convidados. O mestre de cerimônias foi o jornalista Heraldo Pereira.
Neste ano, são sete categorias com tema livre: Tribunal, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. O prêmio também destacará uma prática alinhada ao tema “Meio ambiente e sustentabilidade”.
A cerimônia também apresentou como novidade para esta edição o ingresso de novos jurados, são eles: o ministro do STF Alexandre de Moraes, o ministro do STJ Rogerio Schietti Machado Cruz, a juíza ouvidora do STF Flávia Martins de Carvalho e a Dra. Dora Cavalcanti.
Assista à transmissão do evento.
Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
As práticas inscritas serão visitadas por consultores especializados e, posteriormente, julgadas por uma comissão que reúne personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional. Cada prática poderá ser inscrita em uma das categorias previstas e as vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação, no STF, em dezembro de 2024. As práticas que atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento serão disponibilizadas e passarão a integrar o banco de práticas do Instituto Innovare.