A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), por meio da diretoria e de associados, marcou presença no 1º Simpósio "Pessoa Idosa e Justiça". A entidade foi apoiadora da iniciativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), nesta terça-feira (1°), em Brasília-DF, com o objetivo de refletir sobre os direitos e a inclusão social das pessoas idosas e trocar experiências.
A vice-presidente, Luciana Loureiro, acompanhou o evento realizado na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º/10).
“Nós temos boas leis, mas sem esquecer que essa legislação precisa ser permanentemente atualizada”, ressaltou o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, durante a abertura.
O painel “Acesso à Justiça e Inclusão Social da Pessoa Idosa”, contou com a exposição da procuradora federal dos Direitos do Cidadão adjunta, Ana Padilha, e moderação do ministro do STJ Sérgio Kukina.
O procurador regional da República Pablo Coutinho Barreto, que integra o Conselho Nacional de Justiça (vaga do MPF) e preside o Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e suas interseccionalidades do colegiado, abordou “A Proteção Integral à Pessoa Idosa e o Direito”. O mediador foi o ministro Marco Buzzi.