Na última quinta-feira (11), o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou da solenidade de abertura do XXVII Congresso Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT) aconteceu em homenagem aos 45 anos da associação.
A conferência inaugural foi conduzida pelo vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin, abordando o tema “Trabalho, Vulnerabilidade e Acesso à Justiça”. A ministra Rosa Weber também recebeu uma homenagem da associação. Após a abertura, o Congresso se estendeu até o dia 14 de abril. No Plenário do Senado Federal, também foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 45 anos da ANPT.
Fundada em 7 de fevereiro de 1979, a ANPT é uma entidade representativa de classe, sociedade sem fins lucrativos, que congrega os membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) de todo o Brasil. A entidade atua pela promoção da cooperação e solidariedade entre os membros do MPT e defesa dos seus direitos, garantias, prerrogativas e interesses. A ANPT também busca colaborar com os Poderes Públicos no desenvolvimento da Justiça, na defesa dos interesses sociais e no estudo e solução de problemas que se relacionem com o Ministério Público e seus membros.