A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) promoverá, ao longo de setembro, a série de encontros "O Ministério Público Federal e a proteção socioambiental da Amazônia". O objetivo do evento é permitir o diálogo de procuradores e procuradoras da República com a sociedade civil e a definição de entendimentos e estratégias de atuação na matéria.
Serão realizados quatro encontros, divididos em duas etapas, sempre às sextas-feiras (dias 3, 10, 17 e 24), às 9h. A primeira etapa consistirá em painéis, transmitidos ao vivo pela TV ANPR (www.youtube.com/anpr1973). Já a segunda etapa corresponderá a debates entre os membros do MPF com convidados, em caráter fechado, pela plataforma Zoom. A inscrição para o segundo evento se restringe aos integrantes do MPF. (confira os links específicos de inscrição para cada debate abaixo).
O primeiro painel, no dia 3, será "Grilagem, políticas públicas e territórios" e terá a participação da pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Brenda Brito; da vice-coordenadora da Associação Indígena Pariri, Alessandra Munduruku; e do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia Girolamo Treccani. A moderação será do procurador da República Igor Spíndola. O debate com convidados será coordenado pelo procurador da República Julio José Araujo Junior (inscrições pelo link https://bit.ly/amazoniaterras).
Uma semana depois, no dia 10, será a vez do tema "Combate ao desmatamento". Participarão do painel a diretoria do Instituto Igarapé Melina Risso; o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Raoni Rajão; e da especialista em políticas públicas do Observatório do Clima Suely Araujo. O procurador da República Rafael da Silva fará a moderação. O debate será coordenado pela procuradora da República Tatiana Versiani (inscrições pelo link https://bit.ly/amazoniadesmatamento).
No dia 17, haverá o encontro "Defesa da Cidadania", com o especialista em saúde indígena e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Alceu Karipuna; o vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Yawarioma; e a integrante da Associação Humaniza Rachel Geber. A moderação ficará a cargo do procurador da República Sadi Flores Machado e o debate será coordenado pela procuradora da República Bruna Menezes (inscrições pelo link https://bit.ly/amazoniacidadania)
O fechamento dos encontros trará, no dia 24, o painel "Grandes empreendimentos e sustentabilidade". Os participantes serão o professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) André Oliveira Sawakuchi; o professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Haroldo Souza; e o indigenista pela Operação Amazônia Nativa (Opan) Renato Rocha. O procurador da República Paulo de Tarso Moreira Oliveira vai moderar o encontro. O coordenador do debate será a procuradora da República Ana Carolina Bragança (inscrições pelo link: https://bit.ly/amazoniasustentabilidade).
Ao final dos encontros, será apresentado um balanço e propostas de atuação para o MPF na região.
Serviço
Webinário: O Ministério Público Federal e a proteção socioambiental da Amazônia
Quando: Dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, das 9h ao meio-dia
Transmissão dos painéis: TV ANPR (www.youtube.com/anpr1973)
Inscrições para os debates: "Grilagem, políticas públicas e territórios" (https://bit.ly/amazoniaterras); "Combate ao desmatamento" (https://bit.ly/amazoniadesmatamento); "Defesa da Cidadania" (https://bit.ly/amazoniacidadania); "Grandes empreendimentos e sustentabilidade" (https://bit.ly/amazoniasustentabilidade).
Programação: Calendário