Notícias

ANPR reafirma defesa da liberdade de imprensa durante homenagem a Tim Lopes

ANPR reafirma defesa da liberdade de imprensa durante homenagem a Tim Lopes

Nesta quinta-feira (02), houve uma série de homenagens ao jornalista Tim Lopes assassinado há 20 anos. O diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Julio Araujo, participou, virtualmente, de um dos atos realizados na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia, intitulada “Tim Lopes Vive! Parem de nos matar!", o procurador da República destacou que a ANPR – corpo diretivo e associados, parabeniza a iniciativa e coloca-se em solidariedade na luta pela liberdade de imprensa e em prol da democracia.

“É um momento de lembrança e de saudade que deve ser feito a todo tempo dada a trajetória tão importante desse jornalista que lutou bravamente pela profissão e também pela democracia em nosso país. É um momento também para a gente valorizar a liberdade de imprensa em nós como procuradores e procuradoras da República. Consideramos essa pauta uma conquista democrática fundamental tanto do ponto de vista da liberdade de imprensa como de seus profissionais para atuar, para livremente servir à sociedade e à democracia”, enfatizou.

De acordo com o diretor, a violência contra jornalistas não se esgotou na tragédia de Tim Lopes. Trata-se de uma realidade com registros que só aumentam.

“Este cenário mostra que devemos estar vigilantes e alertas em relação a esta pauta. O legado de Tim Lopes é um legado de luta e de valorização da classe, mas, principalmente, um legado de alerta da necessidade de estarmos atentos e fortes no bom combate e no fortalecimento de direitos e garantias conquistados ao longo de tanto tempo e às duras penas”, concluiu.

Assista aqui à cerimônia na íntegra.

logo-anpr