A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) promoverá em 9, 10 e 14 de dezembro, a série de debates “Caminhos para o MPF: Uma agenda com a sociedade”. Os encontros aludem a três datas comemorativas: Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12), Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) e Dia do Ministério Público (14/12).
Serão realizados quatro encontros, com transmissão ao vivo pela TV ANPR, no YouTube. As rodadas de conversas reunirão membros do Ministério Público Federal (MPF), representantes de movimentos sociais, integrantes do Poder Legislativo e representantes de associações civis.
No Dia Internacional Contra a Corrupção (quinta, 9/12), às 11h, haverá dois painéis. O primeiro terá o tema “Os retrocessos no enfrentamento à corrupção”. Os participantes serão o subprocurador-geral da República Nicolao Dino; o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Sebastião Macedo; o diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, Bruno Brandão, o deputado federal subtenente Gonzaga (PDT-MG) e a procuradora regional da República Ana Luiza Von Mengden. A mediação ficará a cargo da diretora de Assuntos Jurídicos da ANPR, Luciana Loureiro Oliveira.
O segundo painel ocorrerá às 19h, e o tema será “Corrupção e desigualdade no Brasil: um olhar necessário". Estarão presentes o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), os procuradores da República Leandro Figueiredo e Renata Baptista; e a jornalista da Revista Piauí Thais Bilenky. O mediador será o procurador da República Stanley Valeriano da Silva.
No Dia Internacional dos Direitos Humanos (sexta, 10/12), às 11h, haverá mais uma roda de conversas. Dessa vez, o tema discutido será “Os direitos humanos no Brasil: para onde vamos?", com as presenças do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paulo Jerônimo de Souza; o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella; a diretora adjunta da Human Rights Watch, Anna Lívia Arida; o diretor-executivo da Educafro Brasil, Frei David; o presidente da Central Única das Favelas, Preto Zezé; e o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Yuri Costa. O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, mediará as discussões.
O encerramento da série será no Dia do Ministério Público (terça, 14/12), às 11h, com o encontro “O Ministério Público: uma história constitucional”. Nessa data, estarão presentes a desembargadora federal Inês Prado Soares e o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles. A vice-presidente da ANPR, Ana Carolina Araújo Roman, fará a moderação.
Serviço:
Caminhos para o MPF: uma agenda com a sociedade
Agenda:
9/12, às 11h - “Os retrocessos no enfrentamento à corrupção”
9/12, às 19h - “Corrupção e desigualdade no Brasil: um olhar necessário”
10/12, às 11h - “Os direitos humanos no Brasil: para onde vamos?”
14/12, às 11h - “O Ministério Público: uma história constitucional"
Transmissão: TV ANPR (https://www.youtube.com/user/ANPR1973)