Notícias

ANPR recebe visita de organismo internacional sobre direitos humanos

ANPR recebe visita de organismo internacional sobre direitos humanos

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, e a vice-presidente, Luciana Loureiro, receberam, nesta quarta-feira (18), os integrantes da Human Rights Watch (HRW), organização internacional de direitos humanos. A visita foi na sede da entidade, em Brasília (DF).

"A defesa dos direitos humanos é um papel inerente ao Ministério Público Federal e o diálogo com a HRW reafirma o nosso compromisso, como entidade e como membros, com a construção de um mundo melhor", destacou Ubiratan Cazetta.

O diretor da HRW, no Brasil, César Muñoz, e a vice-diretora do Departamento de Meio Ambiente da organização, Maria Laura Canineu, trataram com a ANPR de questões ambientais e de segurança pública. Em especial, sobre a atuação dos membros do MPF, na região norte do País, para coibir a ação de organizações criminosas na Amazônia, onde a realidade é marcada por violações de direitos das comunidades indígenas e por problemas ambientais, a exemplo do desmatamento.

"Abordamos como garantir uma atuação mais eficiente no ataque contra os grupos criminosos na Amazônia e como melhorar a segurança pública, como um todo. Falamos especificamente sobre a atuação policial no país. Foi uma reunião excelente. Para nós, é sempre muito importante ouvir a associação [ANPR] sobre os direitos humanos, no Brasil", ressaltou Muñoz.

Durante a conversa, a composição e o funcionamento do MPF também entraram em pauta, Os integrantes da HRW reiteraram opinião favorável à adoção da lista tríplice no processo de escolha do chefe do Ministério Público Federal.

Imediatamente, César Muñoz e Maria Laura Canineu receberam com entusiasmo a informação do presidente e da vice-presidente da ANPR de que o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, tem adotado medidas que sinalizam uma gestão de diálogo aberto e transparente com a entidade, com os membros do MPF e instituições.


Sobre a Human Rights Watch

Organização internacional de direitos humanos, não-governamental, sem fins lucrativos, contando com aproximadamente 400 membros que trabalham em diversas localidades ao redor do mundo.  Fundada em 1978, a Human Rights Watch é reconhecida por investigações aprofundadas sobre violações de direitos humanos, elaboração de relatórios imparciais sobre essas investigações e o uso efetivo dos meios de comunicação para informar e sensibilizar diversos públicos sobre suas causas. 

Contando com o apoio de organizações locais de direitos humanos, publicamos mais de 100 relatórios e artigos sobre direitos humanos em todo o mundo todo os anos.

logo-anpr