Nesta quinta-feira (9), houve o lançamento do livro “Democracia Desprotegida: Legados da Ditadura Militar no Sistema de Justiça”, do procurador da República e professor Emanuel de Melo Ferreira. O evento foi na sede da Associação Nacional da República (ANPR), em Brasília (DF).
A obra é a consolidação de quatro anos de esforços focados em estudos de casos, conforme explicou o autor aos membros do Ministério Público Federal (MPF), que prestigiaram o lançamento.
“É muito especial para mim esse dia. Eu estava comentando que há três anos era impensável para mim que eu estivesse com vocês aqui. Foram quatro anos muito pesados. A gente pode ter desacordos sobre qualquer tema jurídico, mas acho que uma coisa que une nós todos é a luta pela democracia. Esse é meu papel e a luta da minha vida. Gratidão”.
O livro tem quase 500 páginas e divide-se em três capítulos: Justiça de transição e negação da ditadura militar; Estratégias para conservação do autoritarismo e Difusão do autoritarismo e resistência constitucional.
“É um duplo simbolismo. Primeiro, por ser esse um papel também da associação de divulgar os trabalhos dos associados. E há um simbolismo especial quando a divulgação é em torno de um livro que discute democracia. A história da ANPR está ligada à defesa da democracia e a do Ministério Público só existe em função disso”, enfatizou.
Ao final, o procurador da República Emanuel de Melo Ferreira recebeu os cumprimentos e autografou o livro para os colegas.
“Aproveito para convidar outros colegas a fazerem aqui na nossa sede o lançamento de livros que venham a produzir, porque a ANPR é a casa de todos nós”, convidou Ubiratan Cazetta.
Serviço:
Obra: Democracia Desprotegida: Legados da Ditadura Militar no Sistema de Justiça
Editora Contracorrente
Páginas: 460
Compre aqui