Notícias

Artigo traz estudo sobre a origem natural da desigualdade entre sexos

Em edição que aborda questões referentes à igualdade de gênero, a Revista Omnes traz um artigo de autoria do procurador da República Paulo Taek Keun Rhee (PRM-Rondonópolis) sobre a origem natural da desigualdade entre os sexos. O texto faz um estudo com foco na seleção natural e no mecanismo evolutivo, prosseguindo nos aspectos culturais e reflexões sobre o que se pretende dizer com igualdade entre os gêneros.

O intuito do artigo é buscar respostas para a pergunta: por que nós começamos a tratar de forma diferente alguns membros da nossa espécie com base no seu “sexo”? “Na sociedade humana, a desigualdade de tratamento e de consideração dos interesses entre pessoas de sexo feminino e de sexo masculino é um fenômeno universal, tanto no sentido temporal como no sentido geográfico, apesar de existir uma diversidade quanto à intensidade e ao grau conforme a comunidade e o momento histórico”, avalia.

Para Paulo Rhee, a desigualdade de tratamento entre gêneros humanos possui provavelmente uma origem natural e foi reforçada por interação cultural. Contudo, ele argumenta que o fato de ter sido, originariamente, um arranjo da Natureza, não a torna eticamente legítima, nem implica na necessidade da sua manutenção.

“Deve-se superar a realidade presente, de injustiças, dando-se iguais valores aos interesses dos representantes de ambos os sexos, quando em situações idênticas. Quando em situações desequilibradas, deve-se dar peso maior ao interesse mais relevante, independentemente de ser de pessoa com sexo X ou Y”, afirma.

De acordo com o procurador da República, pode-se dizer que a busca por igualdade sexual, na verdade, é a busca por irrelevância do sexo na ponderação de interesses, uma busca por sociedade “gender blindness”.

Confira a íntegra do artigo.

Saiba mais - A Revista Omnes é organizada pela Diretoria Cultural da ANPR. A questão da igualdade de gênero é sensível e perpassa toda a atuação do Ministério Público Federal tanto na atividade meio quanto na atividade fim. São análises importantes em abordagens distintas que, certamente, levarão o leitor à reflexão.

logo-anpr