Assembleia Geral Ordinária marca início de nova gestão

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), foi empossada nesta quinta-feira, 14, a nova Diretoria e o Colégio de Delegados da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), eleitos para o Biênio 2015/2017. Ao transmitir o cargo de presidente da entidade para José Robalinho Cavalcanti, o presidente Alexandre Camanho apresentou o Relatório de Gestão do Biênio 2013/2015 e prestou contas.

Camanho agradeceu à Diretoria, ao Colégio de Delegados e aos membros das Comissões Temporárias da entidade pela dedicação nos últimos anos e saudou os novos membros. “Saio da ANPR com imensa gratidão por a classe ter me dado essa oportunidade, mas saio com a sensação de dever cumprido. É uma honra e uma responsabilidade muito grande suceder todas as diretorias que construíram a Associação”, afirmou.

O presidente eleito, José Robalinho Cavalcanti, assumiu o cargo alertando os colegas para os desafios que serão enfrentados e convocou o Colégio de Delegados para firmar uma parceria a fim de que sejam bem-sucedidos no atendimento às necessidades da carreira. “Todos nós sabemos a importância que tem a conversa mais próxima com os procuradores da República. Precisamos muito que os delegados tragam a nós as demandas, os anseios e as preocupações de cada membro do MPF”, disse.

Entre as pautas prioritárias da nova Diretoria está a formação da Lista Tríplice para procurador-geral da República. O calendário já está sendo discutido e será divulgado em breve.

O vice-presidente, Humberto Jacques de Medeiros, agradeceu a disposição dos diretores e dos delegados para se dedicarem às atividades associativas e aos pleitos da carreira. Segundo ele, a união e a comunicação serão fundamentais nessa gestão. “A nossa tarefa principal é manter a unidade para que a nossa categoria possa levantar bandeiras e comemorar conquistas”, ponderou.

A história de lutas dos procuradores da República foi lembrada pelo Diretor para Aposentados, Celso Roberto da Cunha Lima. De acordo com ele, o MPF talvez seja hoje a instituição que tem mais fidelidade e apoio popular. “Isso se deve ao trabalho da nossa notável Associação. Que nós possamos manter esse nível para a população brasileira, que tanto precisava de um órgão que fosse livre e independente para combater mazelas como a corrupção”, declarou.

Na visão do diretor de Comunicação, Alan Mansur, um dos maiores desafios será a interlocução cotidiana com o Congresso Nacional. “Devemos permanecer em estado de atenção, pois juntos teremos facilidade para superar de maneira forte qualquer tentativa de retaliação à carreira”, afirmou.

A reunião ocorreu na Sala de Sessões do Conselho Superior do Ministério Público Federal e contou com a presença de dois ex-presidentes da entidade: o coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, Nicolao Dino de Castro Costa e Neto, e o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Homenagens - Os diretores da nova gestão homenagearam Alexandre Camanho, que deixa a ANPR e retorna à Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1).

“Tive muita autonomia para trabalhar enquanto diretora de Eventos na gestão do Camanho. Ele tem essa particularidade de dar liberdade para seus diretores, mas sempre acompanhando tudo o que acontece”, disse Zani Cajueiro, que agora comandará a Diretoria Cultural.

Já o diretor Jurídico, Gustavo Nogami, parabenizou Camanho por sua atuação enquanto presidente da entidade. “Foi um dos trabalhos mais exitosos da Associação e precisamos ter, agora, a difícil missão de dar continuidade a isso”, afirmou. A diretora Financeira, Anamara Osório Silva, endossou a fala do colega e agradeceu o presidente pelo apoio e pela defesa de seu trabalho enquanto membro do MPF. “Vi o crescimento individual da Associação e dos procuradores da República. O Camanho sempre procurou estar presente quando nos sentíamos enfraquecidos em função das nossas atribuições”, lembrou.

Galeria de Presidentes – Após a Assembleia, José Robalinho prestou mais uma homenagem, colocando o quadro com a foto de Alexandre Camanho na Galeria de Presidentes da ANPR. “É um gesto por tudo o que ele fez pela carreira, pelo líder que continuará sendo e por tudo o que me permitiu fazer enquanto vice-presidente na sua gestão”, ressaltou. Para ele, é justo que Camanho faça parte da “galeria de excepcionais”, que estiveram no comando da Associação ao longo de mais de 40 anos.

Camanho agradeceu, desejou sorte e sucesso aos colegas e afirmou que a diretoria eleita chega preparada para enfrentar grandes desafios.

Confira a nova Diretoria e Colégio de Delegados da ANPR para o Biênio 2015/2017:

José Robalinho Cavalcanti (PRR1) – Presidente

Humberto Jacques de Medeiros (PGR) – Vice-presidente

Alan Rogério Mansur Silva (PR/PA) – Diretor de Comunicação Social

Gustavo Nogami (PR/MT) – Diretor de Assuntos Jurídicos

Caroline Maciel da Costa Lima da Mata (PR/RN) – Diretora Secretária

Anamara Osório Silva (PR/SP) – Diretora Financeira

Celso Roberto da Cunha Lima (aposentado/PGR) – Diretor para Aposentados

Domingos Sávio Dresch da Silveira (PRR4) – Diretor de Assuntos Institucionais

Zani Cajueiro Tobias de Souza (PR/MG) – Diretora Cultural

Márcio Barra Lima (PRR1) – Diretor de Assuntos Corporativos

Ângelo Goulart Villela (PRM-Guarulhos/SP) – Diretor de Assuntos Legislativos

Cristina Nascimento de Melo (PRM-Ilhéus/BA) – Diretora de Eventos

Colégio Delegados – Confira os representantes da ANPR nos estados.

Acre: Érico Gomes de Souza (titular)

Alagoas: Niedja Gorete de Almeida Rocha Kaspary (titular)

Amazonas: Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros (titular) e Edmilson da Costa Barreiros Júnior (suplente)

Amapá: Felipe de Moura Palha e Silva (titular)