Notícias

Associação participa de Ação Nacional do CNMP

Nesta terça-feira, 17, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) promoveu a Ação Nacional – Ministério Público e os Poderes de Estado: a construção de uma agenda positiva. O evento é uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ) e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE). O objetivo é discutir o fortalecimento da unidade nacional do MP e o aperfeiçoamento da sua relação interinstitucional com os Poderes de Estado e a sociedade.

Entre os convidados estavam o vice-presidente da ANPR, Humberto Jacques de Medeiros, o Secretário de Relações Institucionais da PGR, Peterson de Paula, e a jornalista Cristiana Lôbo. O encontro foi conduzido pelo presidente da CALJ, o conselheiro Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho.

Cristiana Lôbo destacou o papel de protagonismo do Ministério Público na condução das investigações da Operação Lava Jato. Ela ressaltou a atuação da mídia na cobertura e divulgação do trabalho desempenhado pela força-tarefa. “A Operação Lava Jato é um marco na história do país. Tudo se revelou no trabalho do MP. A parceria com a imprensa o tornou visível”, disse. A jornalista lembrou o tempo obscuro em que nada era visto ou investigado. “O MP é uma necessidade para a vida democrática do Brasil”, salientou.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 37, que retirava o poder investigatório do Ministério Público, foi relembrada pelo Secretário de Relações Institucionais, Peterson de Paula. Na análise do procurador da República, a matéria foi o marco para uma nova atuação do MP junto ao Congresso Nacional. “Se a população não tivesse tornado a PEC 37 pauta prioritária das manifestações, o Ministério Público teria perdido essa batalha”, pontuou. Segundo ele, a partir daí, identificou-se a necessidade de um trabalho de interlocução e acompanhamento do Legislativo.

Após a mesa redonda, iniciaram-se as atividades dos grupos de trabalho temáticos. Os grupos são compostos por membros do MP que desenvolverão ações estratégicas efetivas visando o fortalecimento da unidade da instituição e a melhoria de sua relação com os Três Poderes e a sociedade. O evento integra a 3ª Fase do Planejamento Estratégico do CNMP, denominada Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia, que estipulou 18 ações nacionais com o objetivo de concretizar os resultados institucionais do seu Mapa Estratégico Nacional.

Na quarta-feira, 18, a programação do evento seguirá com palestra do jornalista João Neto Camargo, que falará sobre gestão de crise. Em seguida, terão continuidade as atividades dos grupos de trabalho temáticos, que apresentarão suas deliberações na Plenária de encerramento.

Com informações do CNMP.

logo-anpr