Dando continuidade à iniciativa de analisar propostas legislativas voltadas ao aprimoramento da segurança pública, o presidente em exercício da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, recebeu hoje, 6, representantes de entidades de classe da polícia. O grupo discutiu a tramitação de projetos de interesse comum relacionados ao tema.
O consenso do grupo é o de que proposições como as que instituem o Ciclo completo, a polícia única e a autonomia da perícia contribuem para o aprimoramento da segurança do país. Entre as prioridades está a PEC 430/2009, que altera o texto constitucional para a criação de uma nova polícia nos Estados e no Distrito Federal, organizada em polícia única e desmilitarizada. A ANPR já apresentou nota técnica referente à matéria.
Participaram do encontro o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), André Luiz da Costa Morisson; o presidente da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Bruno Telles; o vice-presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), Heder M. Oliveira; o secretário de Coordenação Institucional e Política do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, Wanderlei de Almeida; o diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Elias M. Da Silva; o presidente, Jonas Borges Leal, e o diretor Financeiro da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Durvalino Xavier.
A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 13 de abril.